Fábio Centeno - Há 17 anos ajudando farmácias a vender mais perfumaria

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Farmácia na Era do Nexo


Sua farmácia faz sentido?

Faz sentido para a comunidade?
Faz sentido para os clientes?
Faz sentido para os colaboradores?

Você já se perguntou a este respeito?
Qual é a capacidade que sua farmácia tem de estabelecer conexões com seus parceiros (clientes, colaboradores, fornecedores, etc...)?

Quem acredita que basta um bom desconto para se conectar ao cliente ao ponto de fidelizá-lo, se engana, pois um consumidor fidelizado pelo preço se mantém fiel àquele que o fidelizou, ou seja, ao preço. Desta forma, o dia que o concorrente ao lado estiver com um preço melhor, o cliente o procurará. Onde o preço for o consumidor também vai.

Uma farmácia com Nexo é aquela capaz de estabelecer conexões que vão além do preço e estabelecem então vínculos de valor.
- Se conecta a comunidade aquela farmácia que está presente, que se apresenta e, consequentemente, é "um presente" para sua comunidade.
- Se conecta aos clientes aquela farmácia capaz de inovar e de surpreender cada cliente que entra no pdv. Apresentar soluções, demonstrar produtos e criar interação com o cliente são formas de se conectar a eles.
- Se conecta aos fornecedores a farmácia que identifica e exige de cada fornecedor aquilo que o mesmo tem pra dar. Se a política é de preço, exije desconto; se a política é de valor, exije diferencial.
- Se conecta aos colaboradores a farmácia que o desafia, que o respeita e que o reconhece a cada momento.
Ter colaboradores comprometidos é uma consequência de uma conexão plena com estes profissionais. O problema é que muitos empresários pensam de forma inversa, acreditando que o comprometimento vem primeiro, sendo portanto, a causa.
Invista, acredite, valorize seu colaborador e se ele não ressoar, demita-o e procure outro, pois conexões dependem de dois polos e o que um não quer dois não faz.

Um comentário: